quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pertence ou não pertence ?


   


   Os seres humanos gostam de estar em grupo , pelo menos boa parte deles . Com o advento da internet ficou cada vez mais evidente que uma mesma pessoa pode participar de grupos que se distinguem por diversos aspectos . Como alguém pode inserir-se em vários grupos com características particulares sendo apenas um único ser ?  
    Imaginem uma folha de papel com números de 1 a 10 escritos nela . Se formarmos um conjunto dos numerais pares de 1 a 10 teríamos 2,4,6,8 e 10 . Pois bem ! Vamos criar outro conjunto , mas agora com os números primos de 1 a 10 , agruparíamos 2,3,5 e 7 . Perceba que o número 2 se repetiu em ambos os conjuntos . Esses dois conjuntos apresentam características diferentes e os números que participam deles tem o mesmo significado,o número 2 sempre será o número 2 independente do grupo que no momento ele faz parte . 
    


    Infelizmente , seres humanos são mais complexos que números . Os números só podem medir os seus parâmetros . Eles tendem a mudar o comportamento em cada grupo que estão inseridos numa tentativa de se adaptar ao ambiente . A piada contada na roda de amigos da faculdade pode ser a mesma que já fora contada para os primos , mas a forma e a recepção dessa piada nunca será igual . Eles podem estar presentes em um determinado grupo , porém não pertencer a ele,como os números na folha de papel antes de serem feitos os conjuntos .
    Portanto , essa capacidade de se adaptar a diversos ambientes parece também se estender as relações sociais dos humanos . Uma habilidade notável : fazer a metamorfose mantendo o esqueleto de seu eu , podendo ser um reflexo de todos os universos dos quais pertence . 

0 comentários:

Postar um comentário