Esse ano foi muito diferente para mim : pela primeira vez na vida senti o significado da palavra "ocupado".Passei dias e dias sem postar devido ao meu comprometimento com o vestibular, estudar requer muito esforço e demandas cavalares de energia . A palavra vestibular deriva da palavra vestíbulo(não eu não sei essa palavra em latim ou em grego) que é uma região do nosso cérebro pra quem tem isso onde é armazenada todas as informações que aprendemos.Se eu pudesse mudar o nome do vestibular colocaria o nome de "torturar" porque não consigo achar outra definição mais correta para tal.
Só em estar na fila podemos sentir a tensão dos candidatos e os terríveis gases exalados por suas extremidades.Vem aqueles soldados do pessimismo treinados dos cursinhos que lhe entregarem panfletos e de outros colégios entregando livretos que supostamente irão te ajudar lá dentro.Passam de um lado para o outro,alunos que vestem a camisa de seus colégios como se fossem armaduras com o emblema do clã e , com os olhos , parecem travar batalhas mentais.
Depois de rodar todo o local de prova consegue-se achar a sala.Naquele canto é onde a tensão é elevada as alturas.Não se sabe se aquelas pessoas são seus concorrentes diretos e o desejo de que a caneta deles estoure em seus olhos é eminente.Não sei porque as pessoas demoram tanto para escolher as suas cadeiras até porque não vai fazer diferença,pois o teu amigo nerd não deixou as "pescas" ali.
A pessoa recebe uma folha com todas as informações do que pode e não pode fazer e o fiscal ainda tem a audácia de duvidar da nossa capacidade de ler e repete tudo aquilo que já lemos . "É proibido entrar com armas " , não sei quem leva tão a sério a ideia de acabar com a concorrência . "Não é permitido entrar com aparelhos eletrônicos" , tem muita gente que tem que dar uma olhadinha no Facebook antes de fazer a prova .Os fiscais parecem não compreender a curiosidade humana,praticamente ninguém consegue ficar com a prova na cadeira sem abri-lá antes do toque .
Após marcar a ultima questão do gabarito vem o alívio de uma missão cumprida.Pelo menos até chegar em casa ou conversar com os amigos e perceber que erraste questões besta,então cresce a ansiedade por saber o resultado.Todos esses sentimentos reunidos fazem a conquista final ser algo bem mais prazeroso do que parece ser para alguém que está do lado de fora da coisa.Vestibular é uma experiência legal , mas só queremos senti-la uma vez e está mais do que bom !