quinta-feira, 18 de abril de 2013

Só em momentos de pânico.

    


   Na semana passada , um colega me contou uma história de que um homem com uma seringa estava contaminando as pessoas com AIDS . Os motivos desse homem seria a sua revolta por ser soro positivo e as suas vítimas são todas aleatórias. Ao longo da semana , várias pessoas contavam mais e mais histórias sobre esse homem e o medo e aparecia na face de muitos . Isso prova um fato que tornou-se comum na nossa sociedade : a dificuldade de filtrar as informações .
    Recordo-me muito bem,nos meus tempos de meninez , que havia boatos de uma Hilux preta que sequestrava as crianças e tirava seus órgãos para vender . Dos quatro cantos da cidade apareciam terríveis histórias sobre esse tema e todas elas me metiam muito medo . Chegou há um ponto que eu e os meus amigos deixamos de brincar a noite e a querer voltar sozinho para casa .Cada carro preto que passava nas ruas gerava um "instinto de Usain Bolt" nas crianças que fazia elas correrem de 0 a 100 em segundos. Depois de algum tempo , talvez milagrosamente , contaram que a Hilux havia seguindo rumo a outro estado, restabelecendo,assim, a tranquilidade das crianças . 
     Naquela época não havia Internet e essas informações já corriam tão rápidas quanto uma violenta correnteza . Quando aconteceu a greve dos polícias , através das redes sociais , muitas pessoas propagaram informações falsas a respeito de arrastões na cidade dando a ela um status de sitiada . Várias fotos montadas foram postadas e as pessoas compraram a ideia e a propagaram . 
     Por fim , devido ao constante bombardeamento de informações tornou-se comodo para a maioria das pessoas apenas "engolir" tudo sem ao menos questionar . Talvez seja porque querem que seja assim, pois fica mais fácil de empurrar mentiras travestidas de verdade. Um pouco mais de reflexão não faz mal à ninguém,entretanto,para os nossos algoz é uma terrível apunhalada .