quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Segurança Nacional

     


       Ele desce do ônibus rumo a sua jornada para casa.Avista uma bicicleta.Arma suas garras.Era só um entregador de água.Desarma-se.Ouve um barulho estranho atrás dele.Acelera o passo.Só uma velhinha.Volta ao seu ritmo normal.Duas pessoas andam ao seu encontro.As pupilas dilatam,o coração acelera.Apenas estudantes indo para a escola.Há um carro parado na esquina.O seu passo fica lento.Um homem desce do carro com um objeto estranho.A sua mente é invadida de pensamentos.O pneu havia furado e o homem estava apenas trocando-o.
       Pega a chave.Destranca o cadeado.Sente-se aliviado por ter chegado em sua fortaleza.Ele pega o jornal e lê : tragédias,mortes,crueldade e que a justiça não se faz mais.Precisa repousar.Ao subir a escada,para ir ao seu quarto,escorrega e cai.Que mundo cão esse,não ?

sábado, 8 de setembro de 2012

Eu tenho prioridade

       

     


      A tendência de todo ser vivo é envelhecer.Com a chegada da velhice muitos problemas chegam,tais como : gravidade aplicada em músculos flácidos,perda de cabelo,audição e visão e dificuldade da contenção gasosa.Dentre todos os problemas da terceira idade um se destaca,não me refiro ao salário do aposentado que mal dá para pagar o plano de saúde,mas a prioridade.
       Quem nunca voltou de um dia de trabalho ou estudos pesado e só pensa em chegar em casa e se jogar na cama.Chegamos no ônibus lotado e com todo aquele odor desagradável de desodorante morto em batalha,e avistamos aquela boa cadeirinha um pouco mais elevado que as demais.Ao colocar o nosso glúteo naquele banco de plástico seco,eis que um freio brusco é ativado no coletivo e da porta surge um idoso.A tua alma chora.Você levanta e entrega o lugar para o senhor.
        O poder da "prioridade" é uma arma muito bem usada por todos os idosos.A palavra já está afiada em suas línguas.Eles podem não saber a lei por completo,mas sabem muito bem encher o peito e dizer : "Eu tenho prioridade".Nas filas podemos perceber isso com muita clareza.O poder os cega.Há um caixa prioritário com 30 pessoas na fila e 15 caixas normais com 5 pessoas na fila cada,eles sempre vão escolher o prioritário só por causa da maldito vocábulo.
        O pior golpe que um idoso pode sofrer é quando há outro na fila e os dois têm que disputar quem tem maior direito.O embate pode ser por idade ou por mazelas :
   
       Velho 1 : Eu tenho prioridade ! Eu tenho diabetes !
       Velho 2 : Eu tenho prioridade! Eu tenho 7 pontes de safena !
       Velho 3 : Eu tenho prioridade ! Eu tenho Gonorreia,Mal de Parkinson,Esclerose Múltipla,Cólera,Ebola,Tuberculose,Pneumonia e até a "Virose Que Tá Dando Aí".
  
      O velho 3 venceu por unanimidade.O que eu não consigo compreender é o que eles têm tanto o que fazer para querer ser sempre os primeiros ?Do que adianta estar no banco às 6 da manhã se ele só vai os atender às 9 ?
       É dever nosso cuidar deles,afinal eles já fizeram muito por nós.Esclarecer os direitos deles é só uma das muitas coisas nas quais devemos ajudá-los.Antes de fazer qualquer coisa contra um idoso saiba que um dia você será assim.Toda essa pressa se resume em uma coisa: a final do campeonato de dominó na praça que é imperdível .